Mitos e Verdades – Parte 1

Um casal sadio sempre consegue engravidar no primeiro mês de tentativa.

Mito. A primeira coisa que se deve saber é que um casal completamente sadio e decidido a ter filhos pode não conseguir no primeiro mês. As chances de isso acontecer são de apenas 15 a 20% e, após 12 meses, o casal terá aproximadamente 85-90% de chances de engravidar. Caso isto não ocorra, é necessário procurar ajuda médica.

A idade diminui as chances do óvulo ser fecundado.

Verdade. As mulheres podem, ao longo do tempo, desenvolver dificuldade de engravidar. Quanto maior a idade, menores são as possibilidades de o óvulo ser fertilizado. O que acontece é uma redução não só no número de óvulos, como também da sua qualidade. Além disso, há um aumento na probabilidade de síndromes genéticas como, por exemplo, Síndrome de Down. Aos 37 anos, a mulher inicia uma nova etapa cronológica em sua vida e a produção da quantidade e qualidade dos óvulos cai. Por isso, diminuem as taxas de gravidez e aumentam a ocorrência de abortos.

A culpa é da mulher quando um casal não consegue engravidar.

Mito. Uma das principais inverdades nesse universo é a de que a mulher geralmente é responsável pelas dificuldades em ter filho. A verdade é que existe a mesma incidência entre os dois sexos, ou seja, cada um responde por 40% das causas. Os outros 20% restantes podem ser motivos de infertilidade sem causa aparente.

 

Fonte: sites iG, UOL, com correção e atualização.

Comentários desativados.